Meu filho troca as letras ao falar. Ele tem 4 anos, isso é normal ? As outras crianças já estão começando irritá-lo “fazendo gracinhas” da maneira como ele fala.
O ideal é procurar um fonoaudiólogo para fazer uma avaliação e verificar quais são os fonemas que estão sendo trocados, mas aos 4 anos quase todos os sons já estão adquiridos (veja o texto no item informações: Atraso de aquisição de linguagem / fala.) É importante que seja iniciada a intervenção fonoaudiológica antes do processo de alfabetização, para que as trocas não interfiram na escrita.
Meu filho sempre fica rouco ao fim do dia, o que devo fazer?
Procure inicialmente um médico otorrinolaringologista para avaliar a causa da rouquidão. Havendo detecção de mau uso vocal ou problemas funcionais-orgânicos das pregas vocais a criança deverá ser encaminhada para avaliação e terapia fonoaudiológica.
Meu filho está sendo alfabetizado e está trocando as letras na escrita, o que devo fazer?
Qualquer criança que apresente qualquer tipo de dificuldade no processo de alfabetização deve ser encaminhada imediatamente para uma avaliação fonoaudiológica, para detecção de possíveis alterações nos processos de aprendizagem.
Meu filho está tendo dificuldade na escola, o que devo fazer?
Inicialmente entre em contato com a escola para se verificar o desempenho da criança dentro da sala de aula e possíveis fatores que possam estar influenciando em sua aprendizagem como: dispersão, sonolência, conversa em sala, falta de interesse... Em seguida marque uma avaliação fonoaudiológica pois, quanto antes à detecção das dificuldades e início do tratamento, mais eficiente e eficaz o resultado, minimizando os prejuízos advindos do atraso escolar.
Qualquer criança que apresente qualquer tipo de dificuldade no processo de alfabetização deve ser encaminhada imediatamente para uma avaliação fonoaudiológica, para detecção de possíveis alterações nos processos de aprendizagem.
Meu filho está tendo dificuldade na escola, o que devo fazer?
Inicialmente entre em contato com a escola para se verificar o desempenho da criança dentro da sala de aula e possíveis fatores que possam estar influenciando em sua aprendizagem como: dispersão, sonolência, conversa em sala, falta de interesse... Em seguida marque uma avaliação fonoaudiológica pois, quanto antes à detecção das dificuldades e início do tratamento, mais eficiente e eficaz o resultado, minimizando os prejuízos advindos do atraso escolar.
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