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O Método Perdoncini de Educação Auditiva e Linguagem

O método Perdoncini é uma Metodologia Audiofonatória – de Educação Auditiva e Linguagem para pessoas com Surdez. Esse método foi criado pelo linguista francês, doutor e professor Guy Perdoncini, na década de sessenta. Foi trazido para o Brasil e adaptado à Língua Portuguesa pela professora linguista Alpia Couto, presidente da AIPEDA – Associação Internacional Guy Perdoncini para o Estudo e Pesquisa da Deficiência Auditiva.
O método tem por objetivo a utilização do resíduo auditivo (amplificado) para chegar à voz, a fala e a linguagem.

Trata-se de um recurso seguro para a aquisição e aprendizagem da Língua Portuguesa pela criança com surdez.

O Método tem características peculiares:
  • Revelar a sensação auditiva, desenvolvendo a percepção dos limiares diferenciais, que deve ter inicialmente o apoio visual, que ocorre de acordo com a necessidade individual de cada criança;
  • Desenvolver a linguagem partindo da compreensão para chegar à emissão, que deve ser inicialmente livre;
  • Emitir boa melodia antes de conseguir boa articulação, já que é a melodia o principal fator para a boa inteligibilidade da fala;
  • Desenvolver um trabalho fonético, a partir da emissão espontânea, conseguindo a correção articulatória de forma natural, sempre que possível partindo da percepção auditiva.

Acredita-se que a criança que nasce com uma perda auditiva, ou seja, com a diminuição dos limiares absolutos, não tem prejudicada sua capacidade de discriminar os sons, pois esta capacidade não é inata e requer experiência auditiva, mesmo pelas crianças ouvintes, sem perdas auditivas. Portanto, por maior que seja a perda, há sempre uma gama de audição a ser amplificada, educada ou reeducada, desde que a criança aprenda a descobrir como usar os resíduos auditivos.


As principais características do método são:
  • Naturalidade: a educação auditiva e as aquisições linguísticas devem ter um desenvolvimento natural, obedecendo aos interesses e dentro da capacidade de cada criança;
  • Desenvolvimento: desenvolvimento das potencialidades da criança e não visando à deficiência, de modo a estimulá-la a atingir um desenvolvimento o mais compatível com sua faixa etária, sempre dentro de suas possibilidades;
  • Movimento: o trabalho deve ser dinâmico, envolvendo de uma forma global a criança.




Roanita F S de Britto Redondo
Fonoaudióloga
Especialista no Método Perdoncini pela AIPEDA
CRFa 0204/MT
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