Será chamada de otite externa se acometer a região da orelha externa, revestida por pele e constituída pelo pavilhão auricular e o conduto auditivo externo que termina numa membrana chamada tímpano. Sua função é localizar a fonte sonora, amplificá-la e levá-la até a segunda região, a orelha média, onde se localiza a tuba auditiva, ou trompa de Eustáquio, que estabelece ligação com a nariz. Na orelha média, o som é amplificado mais ainda, até atingir a orelha interna formada pela cóclea e os canais semicirculares (o labirinto). Infecção na orelha média é chamada de otite média.
Otite Externa
Causas
A causa mais comum desse tipo de otite é a infecção por bactérias e fungos. Na maior parte das vezes, esses micro-organismos penetram através de lesões na pele que recobre a orelha externa provocadas por objetos (cotonetes, grampos, por exemplo), por atritos ao coçar ou secar o ouvido e pelo contato com água contaminada (mar, piscina, banhos). O contato frequente com a água pode facilitar a remoção da cera que serve de proteção para o canal auditivo. Por isso, a otite externa também é conhecida como otite dos nadadores.
Sintomas
Dor intensa e perda da audição. Em alguns casos, podem aparecer secreção e prurido.
Diagnóstico
É feito considerando os sintomas e por meio do exame otológico que permite visualizar o interior do ouvido.
Tratamento
O tratamento da otite externa inclui o uso de analgésicos por via oral e de antibióticos ou antifúgicos em gotas, como medicação tópica. Calor local também ajuda a aliviar a dor. Quando a coceira (prurido) for um sintoma persistente, a conduta indicada é aspirar a secreção retida que exerce uma pressão dolorosa sobre o tímpano.
Recomendações
- Não introduza objetos que possam ferir a pele para limpar ou coçar o ouvido;
- Enxugue a orelha com cuidado, usando uma toalha macia enrolada na ponta do dedo;
- Evite o uso de cotonetes. Eles podem retirar a cera que protege o ouvido ou empurrá-la para dentro do canal auditivo;
- Utilize protetores macios para evitar a entrada de água, quando nadar;
- Procure um otorrinolaringologista sempre que apresentar dor ou coceira nos ouvidos ou perda de audição.
Otite Média
Causa
A otite média aguda é uma infecção por bactérias e vírus que provoca inflamação e/ou obstruções. Se não for tratada pode levar à perda total da audição. Costuma ocorrer durante ou logo após gripes, resfriados, infecções na garganta ou respiratórias. É um tipo de otite comum em crianças, mas pode acometer pessoas de qualquer idade.
Sintomas
Os principais sintomas são: dor muito forte, diminuição da audição, febre, falta de apetite, secreção local. Nos casos mais graves, pode ocorrer a ruptura da membrana do tímpano e ser eliminada uma secreção purulenta misturada com sangue.
Diagnóstico
O diagnóstico se baseia no levantamento dos sintomas e no exame do ouvido com aparelhos específicos como o otoscópio e o microscópio.
Vacinas
Vacinas contra o Haemophilus influenzae e o Streptococcus pneumoniae protegem as crianças de uma série de infecções menores, entre elas a otite média e a amidalite. Especialmente a vacina contra o pneumococo, consegue reduzir a incidência de otite em 6% ou 7% da população infantil.
Tratamento
O tratamento requer o uso de antibióticos e analgésicos. Em dois ou três dias, a febre desaparece, mas a audição pode exigir mais tempo para voltar ao normal. Quando a perda auditiva não regride, o indicado é investigar se há sinais de secreção retida atrás da orelha média. Caso existam, ela deve ser retirada cirurgicamente através de uma pequena incisão no tímpano.
Recomendações
- Procure atendimento médico sempre que você e/ou seu filho/a tiverem dor de ouvido. O diagnóstico precoce é a única forma de prevenir complicações ;
- Não se automedique nem siga sugestões de conhecidos para aliviar a dor de ouvido;
- Proteja o ouvido contra a entrada de água quando mergulha ou nada;
- Evite o uso de cotonetes que podem retirar a cera protetora do ouvido ou machucá-lo;
- Limpe, com frequência, as secreções nasais provocadas por gripes e resfriados, a fim de evitar que o catarro se acumule no nariz e na garganta. Essa recomendação vale especialmente para em bebês e crianças pequenas;
- Não amamente seu bebê deitado. Essa posição favorece a entrada de líquidos na tuba auditiva;
- Vacine seu filho contra a gripe, o Haemophilus influenzae e o Streptococcus pneumoniae .
0 comentários :
Postar um comentário